Análise design gráfico França

Análise comunicação visual: Saphir

Engraxar sapatos é para muitos uma atividade corriqueira e não necessariamente interessante. Mas e se eu te dissesse que para alguns, esse momento pode ser prazeroso, repleto de técnicas e até mesmo chique? Hoje eu quero falar um pouco do conceito e da comunicação de marca da Saphir Medaille d’Or.

A Saphir é uma empresa francesa fundada em 1920, que vende produtos de alta qualidade para o cuidado de sapatos e peças de couro. Medaille d’Or em francês significa Medalha de Ouro, e faz referência ao prêmio recebido pela marca na Feira Internacional de Paris, em 1925. Essa premiação é um reconhecimento de qualidade e savoir-faire (palavra francesa que significa possuir o conhecimento técnico para executar uma tarefa com excelência, similar ao termo inglês know-how).

Uma olhada no logotipo já revela bastante coisa. Eu gosto muito de marcas com essa atmosfera histórica e tradicional. O uso de tipografia serifada costuma carregar esse conceito, mas outros elementos reforçam a ideia de tradição, como o uso de maiúsculas e a própria composição centralizada e simétrica dos elementos (símbolo + nome principal + assinatura).

Observem, porém, que o logo possui algumas “irregularidades” entre a altura do S e do A e em relação ao resto do nome, além da terminação alongada na letra R, que remete à um traço de caligrafia manual. Essas características fazem toda a diferença no resultado final, pois reforçam sua singularidade, fortalecem a mensagem artística e o aspecto artesão da marca. É uma união entre tradição e excelência artesanal.

Produtos Saphir Medaille d’Or. Da esquerda para a direita: Creme 1925, Omni’Nettoyant, Pate de luxe.

Vamos aos produtos! Observam as embalagens acima. O design é sóbrio e não utiliza nenhuma ilustração, somente a marca gráfica e informações em texto, com algumas linhas gráficas de apoio dependendo do produto. Os frascos verticais fazem referência aos antigos frascos de farmácias, que eram de vidro ou por vezes em tons de âmbar. Esse tipo de frasco transmite quase um aspecto científico ao produto. As latas de graxa utilizam o formato clássico redondo em metal, com uma chave lateral para abertura, que encontramos também em produtos brasileiros. Já os cremes são comercializados numa embalagem de linhas retas em vidro transparente, material que evidencia a cor dos produtos.

Vejam que não há excessos no formato dessas embalagens. A ideia aqui é reforçar o conceito de tradição, elegância e confiança nos aspectos técnicos do produto. A pureza com relação as linhas comunica essa seriedade e exatidão (a eficiência do produto no cuidado com os sapatos). Com relação às cores, predominam as neutras como preto, branco, dourado e tons naturais como marrom e bege. São tonalidades que conversam com o universo do couro, um material natural de alta qualidade e durabilidade, e que estão comumente presentes tanto nos sapatos masculinos quanto femininos.

A construção de uma marca visual forte passa também por outros aspectos da comunicação, como a arquitetura de lojas físicas e expositores, as interfaces de comunicação com o cliente e também a definição de um estilo fotográfico para a comunicação visual da empresa. A comunicação da Saphir possui alguns temas recorrentes: os produtos como heróis e os resultados que eles oferecem, imagens de inspiração com sapatos de alto padrão, cenas de tratamento e aplicação das técnicas.

Imagens retiradas do Instagram @saphir_medailledor Crédito das imagens, da esquerda para a direita: @graffordshoes / @yoheifukudashoemaker / @saphir_official @shoecare_shop

As cores que observamos nos produtos aparecem também na cena fotográfica. Predominam os tons sóbrios, pretos, marrons e cinzas. A comunicação é essencialmente masculina, inclusive os calçados utilizados nas fotografias. A Iluminação é suave, difusa e a temperatura um pouco amarelada. São cenas aconchegantes que convidam a conhecer mais e a aprender também esse savoir-faire.

A marca conta com um universo de produtos auxiliares como calçadeiras, escovas de madeira e flanelas de polimento. Uma experiência completa e elegante que transforma o processo de engraxar sapatos numa atividade interessante e cheia de possibilidades. A Saphir disponibiliza ainda diversos guias ilustrados no próprio site, com o passo a passo completo e os produtos indicados para o tratamento de cada tipo de couro.

Imagem de um guia ilustrado (www.saphir.com)

Vimos que muitos aspectos estão envolvidos na hora de criar o universo visual da sua marca, e esses aspectos podem mudar radicalmente a forma como vemos o produto e sua atividade (no caso aqui, a proposta é uma experiência de luxo em contraponto ao simples ato de engraxar sapatos). Além do logotipo e materiais gráficos, esteja atento ao estilo fotográfico, uniformes e/ou outros elementos que serão ponto de contato entre sua marca e seu cliente. Procure pensar qual mensagem você deseja transmitir e procure ter clareza ao alinhar suas expectativas de projeto com o profissional que irá trabalhar sua identidade gráfica.

Como anda a comunicação da sua marca? Deixa sua dúvida nos comentários!

Deixe um comentário