Business Trabalho Vendas

Qual é o benefício daquilo que você vende?

Qual é o benefício daquilo que você vende? Melhore seu discurso de vendas com essa dica.

Apesar de crescer numa família envolvida com comércio, só recentemente eu tive a experiência de trabalhar com vendas em uma empresa mundialmente famosa e conhecida por ter reinventado algumas vezes a experiência de compra de um produto.

Muitas pessoas têm preconceito com a ideia de vender alguma coisa pois geralmente pensam logo no vendedor “chato”: aquele que quer empurrar um produto que você não quer, que vai insistir sem te deixar em paz. Alguém que quer que você compre algo que você não quer.

Mas vender é uma habilidade fascinante e necessária, todos nós somos vendedores, querendo ou não. Se você presta um serviço ou tem um produto, você tem que vender pra se manter funcionando. Nós nos vendemos também como pessoa, o tempo todo, não tem como fugir!

O conceito de benefício

Um conceito que considero valioso que aprendi nessas experiências foi o do benefício: quando vender, fale do benefício, das vantagens. Qual o benefício do serviço que você vende? E do seu produto?

Por exemplo, se o seu produto é um colchão. Você pode dizer que ele tem camadas de espuma visco elástica, sistema de molas ensacadas, mede 2,00×2,00 metros. Como podemos traduzir essas informações em benefícios para o seu cliente?

Business photo created by drobotdean – http://www.freepik.com

Como transformar características em beneficios?

  • Camadas de espuma visco elástica / a espuma visco elástica molda-se ao corpo, aliviando pontos de tensão e proporcionando mais conforto
  • Sistema de molas ensacadas / Proporciona mais estabilidade e amortecimento com menos ruído
  • Mede 2,00x,200 metros / Acomoda duas pessoas com espaço, diminuindo interferências no sono dos casais

Percebe a diferença? Você está falando do mesmo produto do ponto de vista dos benefícios que ele traz ao seu cliente, pois ao comprar um colchão ele provavelmente está buscando não o objeto em si, mas sim uma boa noite de sono, conforto, durabilidade, qualidade, estética, entre outros atributos.

Coloque em prática:

Liste as características do seu produto, transforme em benefícios e module o seu discurso na hora da venda. Faça o teste e depois me conte.

3 comentários

    1. Oi! Você trabalha com vendas? Dá pra aplicar essa ideia usando o produto que você vende! Tenta listar os atributos e quais são os benefícios que seu produto oferece. Na hora de falar com o cliente você foca em mostrar pra ele os benefícios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s