Brasil cotidiano Devaneios Idéias Viagens

Vem pro Brasil!

Esses dias rolou a notícia de que o Japão, Austrália e outros países teriam isenção de visto pra vir pro Brasil. Teve muita briga e crítica. Algumas coisas que eu li por aí:

  • “Tem que beneficiar o brasileiro que mora aqui e não o estrangeiro”
  • “De que adianta encher de turistas se não existe investimento em turismo e preservação do patrimônio histórico?”
  • “Não ajuda o país em nada”
  • “Enquanto isso brasileiros são humilhados por esses países com pedido de visto” 

aerial-photography-aerial-shot-architecture-1959065 (2).jpg

Photo by C. Cagnin from Pexels

Outra interrogação foi a de que uma ação como essa poderia abrir as portas do Brasil para muitas pessoas duvidosas – como vamos garantir que não receberemos criminosos e pessoas de má índole? Rir pra não chorar. Essa interrogação vem dos brasileiros, que por acaso podem entrar na Europa e circular livremente no Espaço Schengen sem necessidade de visto e ficar lá por um período de 90 dias!!! 

Engraçado achar que somos humilhados com pedidos de visto. Todos os países tem suas regras e é isso é absolutamente normal. Nosso passaporte é excelente se comparado com muitos outros países. Nós transitamos livremente em muitos países da Ásia, na Europa, Oriente médio… Para entrar na Rússia, por exemplo, não precisamos de visto, enquanto muitos europeus precisam.

Agora o que precisa mudar é essa idéia de que o turismo não ajuda em nada o país. Ajuda e muito! Quando você tem um fluxo de pessoas você movimenta a economia de muitas formas. As mais simples de enxergar são as áreas de hotelaria, restaurantes, transportes. Mas toda a cultura de um país é beneficiada pelo turismo. Afinal visitar um país tem por objetivo conhecer uma cultura, novos hábitos, o que incentiva também nossa música, nossos artesãos, o desenvolvimento de melhores estruturas na cidade que vão facilitar a vida dos moradores nativos também.

O que não ajuda é não ter visão. Quem acha que não temos nada à oferecer para quem vem nos visitar não sabe o que diz. Nós temos uma cena musical riquíssima e muito variada de norte à sul. Temos produtos locais que são exportados mundo à fora. Nossa comida é maravilhosa. Temos muitas regiões / paisagens diferentes e riquíssimas. Temos um patrimônio que precisa ser bem cuidado, sim. E temos também um povo acolhedor, talentoso, criativo e cheio de energia que precisa se olhar no espelho, trabalhar mais sua auto-confiança, enxergar melhor seu potencial e focar na excelência.

Eu acredito muito no Brasil, e os brasileiros precisam urgentemente acreditar também.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s