Posted on: agosto 3, 2020 Posted by: Samira Comments: 0

Engraxar sapatos é para muitos uma atividade corriqueira e não necessariamente interessante. Mas e se eu te dissesse que para alguns, esse momento pode ser prazeroso, repleto de técnicas e até mesmo chique? Hoje eu quero falar um pouco do conceito e da comunicação de marca da Saphir Medaille d’Or.

A Saphir é uma empresa francesa fundada em 1920, que vende produtos de alta qualidade para o cuidado de sapatos e peças de couro. Medaille d’Or em francês significa Medalha de Ouro, e faz referência ao prêmio recebido pela marca na Feira Internacional de Paris, em 1925. Essa premiação é um reconhecimento de qualidade e savoir-faire (palavra francesa que significa possuir o conhecimento técnico para executar uma tarefa com excelência, similar ao termo inglês know-how).

Uma olhada no logotipo já revela bastante coisa. Eu gosto muito de marcas com essa pegada histórica e tradicional. O uso de tipografia serifada costuma carregar esse conceito, mas outros elementos reforçam a ideia de tradição, como o uso de maiúsculas e a própria composição centralizada e simétrica dos elementos (símbolo + nome principal + assinatura).

Observem, porém, que o logo possui algumas “irregularidades” entre a altura do S e do A e em relação ao resto do nome, além da terminação alongada na letra R, que remete à um traço de caligrafia manual. Essas características fazem toda a diferença no resultado final, pois reforçam sua singularidade, fortalecem a mensagem artística e o aspecto artesão da marca.

Vamos aos produtos! Observam as embalagens abaixo. O design é sóbrio e não utiliza nenhuma ilustração, somente a marca gráfica e informações em texto, com algumas linhas gráficas de apoio dependendo do produto. Os frascos verticais fazem referência aos antigos frascos de farmácias, que eram de vidro e por vezes em tons de âmbar. As latas de graxa utilizam o formato clássico redondo em metal, com uma chave lateral para abertura. Já os cremes são comercializados numa embalagem de linhas retas e limpas em vidro transparente, evidenciando a cor dos produtos.

Vejam que não há excessos quando observamos o formato dessas embalagens. A ideia aqui é reforçar o conceito de tradição, elegância e confiança nos aspectos técnicos do produto. A pureza com relação as linhas comunica essa seriedade. Com relação às cores, predominam as neutras como preto, branco, dourado e tons naturais como marrom e bege. São tonalidades que conversam com o universo do couro, um material natural de qualidade, e que estão comumente presentes tanto nos sapatos masculinos quanto femininos.

A construção de uma marca visual forte passa também por outros aspectos da comunicação, como a arquitetura de lojas físicas e expositores, interfaces de comunicação com o cliente e também a definição de um estilo fotográfico para a comunicação visual da empresa. A comunicação da Saphir possui alguns temas recorrentes: os produtos como heróis e os resultados que eles oferecem, imagens de inspiração com sapatos de alto padrão e cenas de tratamento e aplicação das técnicas.

As cores que observamos nos produtos aparecem também na cena fotográfica. Predominam os tons sóbrios, pretos, marrons e cinzas. A comunicação é essencialmente masculina, inclusive os calçados utilizados nas fotografias. A Iluminação é suave, difusa e a temperatura um pouco amarelada. São cenas aconchegantes que convidam a conhecer mais e a aprender também esse savoir-faire.

A marca conta com um universo de produtos auxiliares como calçadeiras, escovas de madeira e flanelas de polimento. Uma experiência completa e elegante que transforma o processo de engraxar sapatos numa atividade interessante e cheia de possibilidades. A Saphir disponibiliza ainda diversos guias ilustrados no próprio site, com o passo a passo completo e os produtos indicados para o tratamento de cada tipo de couro.

Imagem de um guia ilustrado (www.saphir.com)

Vimos que muitos aspectos estão envolvidos na hora de criar o universo visual da sua marca, e esses aspectos podem mudar radicalmente a forma como vemos o produto e sua atividade (no caso aqui, a proposta é uma experiência de luxo em contraponto ao simples ato de engraxar sapatos). Além do logotipo e materiais gráficos, esteja atento ao estilo fotográfico, uniformes e/ou outros elementos que serão ponto de contato entre sua marca e seu cliente. Procure pensar qual mensagem você deseja transmitir e procure ter clareza ao alinhar suas expectativas de projeto com o profissional que irá trabalhar sua identidade gráfica.

Como anda a comunicação da sua marca? Deixa sua dúvida nos comentários!

Leave a Comment